Wilson Lima assume liderança da maior federação partidária do Brasil no Amazonas
- tambaqui news
- há 4 dias
- 2 min de leitura

Brasília (DF) / Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, agora comanda no estado a Federação União Progressista, lançada oficialmente nesta terça-feira (29) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A nova federação une os partidos União Brasil e Progressistas (PP) e já nasce como a maior estrutura partidária do país.
No Amazonas, a força da Federação é expressiva: são 25 prefeitos, 13 vice-prefeitos e 199 vereadores (sendo 144 do União Brasil e 55 do PP). Em Manaus, a Federação reúne 8 vereadores – 6 do União e 2 do PP – formando a maior bancada da capital.
Em nível nacional, o novo bloco partidário já conta com 109 deputados federais, 14 senadores, 6 governadores e quase 1.400 prefeitos.
Durante o lançamento, Wilson Lima destacou a importância de colocar a Amazônia no centro das estratégias de desenvolvimento nacional. “O mundo olha para a Amazônia e só vê a copa das árvores. Esquece que há 30 milhões de pessoas morando embaixo delas. Essas pessoas precisam de oportunidades, de emprego, de avanços”, afirmou. O governador defendeu que o Brasil não pode evoluir socialmente sem o desenvolvimento econômico das regiões Norte e amazônica.
A União Progressista surge com forte capital político, representatividade institucional e capilaridade eleitoral. Sob a coordenação de Wilson Lima no Amazonas, o grupo promete intensificar pautas voltadas à sustentabilidade com progresso social, e consolidar-se como referência nacional.
O evento contou com a presença de líderes como Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, e Davi Alcolumbre, presidente do Senado. A presidência nacional da Federação será inicialmente compartilhada entre o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e Antonio de Rueda (União Brasil).

Comments